Educação e Tecnologia
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é
preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o
interesse do aluno. Qual o papel da tecnologia nesse processo de mudança? A aplicação
inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem
pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e
de construção conjunta. O papel do educador está em orientar e mediar as situações
de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias, o compartilhamento
e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social
ao individual.
Planejar uma aula com recursos de multimeios exige preparo
do ambiente tecnológico, dos materiais que serão utilizados, dos conhecimentos
prévios dos alunos para manusear estes recursos, do domínio da tecnologia por
parte do professor, além de seleção e adequação dos recursos à clientela e aos objetivos
propostos pela disciplina.
As tecnologias de comunicação estão provocando profundas
mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem
substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos
tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar
aquilo
que de melhor se apresenta como recurso nas escolas e universidades. O educador
precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios
e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do
conhecimento por parte do aluno.
Atentar
para a realidade que cerca a escola é um dos primeiros passos para ficar em
sintonia com a realidade e com os próprios alunos, que sofrem a todo o momento
interferências do mundo fora da escola. Trazer para a escola o que está em seu
entorno pode ser uma das maneiras de aproximar essas duas realidades díspares,
a de fora da escola e a da própria escola. Um exemplo disso é a incorporação
das mídias no contexto escolar, o que tem sido observado tanto no uso da
própria mídia em sala de aula como recurso pedagógico quanto por meio de
discussões sobre as mídias e suas influências na sociedade. Trazer a mídia para
dentro da escola, tanto para discussão quanto para seu uso pedagógico, é uma
maneira de aproximar os alunos de suas realidades, o que permite maior
facilidade na ocorrência das mediações escolares, tanto mediações
alunos-professores quanto alunos-tecnologias-professores. (BELLONI, 2005; FANTIN,
2006). Mediações essas que, portanto, podem facilitar cada vez mais o ingresso
e um trabalho crítico das tecnologias da informação e comunicação nos processos
educacionais. Os meios de comunicação promovem a descentralização na circulação
dos saberes e a socialização a partir disso, colocando num mesmo espaço
diversas culturas, padrões e visões de mundo (MARTÍN-BARBERO, 2003). Assim a
escola tem de estar atenta a essas transformações para participar desse
processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário